terça-feira, 12 de março de 2013

Chamonix - Cidade que Respira Montanha


Chamonix-Mont-Blanc, além de ser o berço da escalada como nós conhecemos, é uma das cidades mais democráticas e belas da Europa para quem gosta de montanha. Estive lá ano passado por pouco tempo, deixando a certeza de que devo retornar o mais breve possível.

Concidentemente era época de um festival de escalada. Cidade cheia, montanha cheia de alpinistas (sim, lá pode-se falar alpinismo! rs) de todos os estilos. O Hostel em que ficamos era um verdadeiro antro de escaladores. Muitos "senhores", com todo o respeito, com pilhas de equipamentos e sorrisos fáceis após um dia na neve. Isso me leva a crer que podemos envelhecer bem, ao contrário do que muitos dizem.

Infelizmente esta também foi a data do acidente no Mont-Blanc ano passado, que levou a morte de vários escaladores. Estávamos indo para Aiguille du Midi quando recebemos SMSs de amigos perguntando se estávamos bem. No entanto, nem ao menos vímos a situação do acidente.

Falando um pouco desta cidade alpina que contém o ponto cuminante da Europa Ocidental, Chamonix é a base e ponto de partida para diversas atividades outdoor, como o esqui e snowboard no inverno e o alpinismo no verão. Predomina a escalada em neve, mas tem-se também grande diversidade de rochas. Temos glaciares, picos de esportiva, dry tooling e muito trekking na neve.

Não é uma cidade barata, pelo contrário. mas vale a pena cada centavo gasto. Os teleféricos são caros e pagamos mais pela comida (que era perfeita, diga-se de passagem) do que pela hospedagem.

A cidade está a 88 km de Genebra, o acesso por trem e van é fácil. Com altitude por volta de 1000 m tem um clima confortável na vila no verão. Como a altitude é pouca, não causa desconforto. Porém tudo se inverte ao subir a Aiguille du Midi. Esteja preparado para o frio e para o vento.

Ficam algumas fotos desta meca da escalada.

Veja também: Campo Escola na Tijuca, Paredão Oba-Oba

Bons ventos!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário