quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entrevista sobre o XII Encontro de Escaladores do Nordeste




Este ano tem pouquíssimos feriados durante a semana, então vale a pena já agendar o que você fará no dia 15 de novembro: o XII Encontro de Escaladores vem aí com força total. A equipe organizadora está trabalhando muito para preparar o encontro e a divulgação já começou! Corre que as passagens estão em promoção!

E para matar a nossa curiosidade sobre este point, Claudney Neves, escalador, apoiador do encontro,  presidente do Clube Excursionista Light e gente boa de carteirinha concedeu uma pequena entrevista para o A Outra Esquerda:

A Outra Esquerda: O que esperar do XII EENe?

Claudney: O EENe é a oportunidade perfeita para quem ainda não escalou no nordeste e para, quem já fez isso, voltar. O evento é uma grande festa, com o apoio da comunidade local, que, para quem não conhece - e eu sou suspeito para falar - te recebe tão bem que dá até vergonha de ser tão bem tratado.
Para esta edição está sendo desenvolvido um novo point de escalada e isso mostra a importância que o EENe tem para a região. 
Mas, deixando de conversa mole =D, o que realmente interessa é que o lugar hoje já conta com algumas dezenas de vias de vários estilos, o que é diversão garantida para os escaladores.

Como é a característica das rochas de Algodão de Jandaíra? São de algodão?

Em um passado remoto, naquela região, aconteceu um evento cataclísmico de grandes proporções, que ficou conhecido como "O dia em que o céu despencou"!
Por razões desconhecidas, todo um agrupamento de nuvens baixou sobre a área onde hoje está a cidade. Confirmou-se naquele momento que, sim, as nuvens são feitas de algodão, mas com o passar do tempo essa massa foi se solidificando e evoluindo para um granito da melhor qualidade e com muitas possibilidades de proteções móveis.

Na chamada do encontro está escrito que haverá escalada esportiva, tradicionais e móveis. Os moradores não ficarão chateados de escalarmos os móveis deles?

Como falei lá na primeira resposta, o povo é tão receptivo, tão gente boa, que não vai se importar se algum escalador quiser experimentar a aderência de uma geladeira ou proteger o vão entre o guarda-roupa e a parede com um camalot #6, mas depois tem que passar um óleo de peroba pra ficar novo de novo!

Tem algum último recado?

O EENe é feito para quem gosta de escalar em lugares novos e fazer amizades, contatos e novos parceiros de escalada. Foi através desses encontros que conheci muita gente que me apresentou outros lugares incríveis naquela região.
Mas aí vão perguntar "Mas lá não é muito quente pra escalar, não?", e eu respondo: Quente? Você nunca vai saber o que é escalar em um lugar quente se não conheceu o verão do Rio de Janeiro, meu amigo. Comparado com isso, o nordeste é a Suíça! =)

Estou fazendo toda essa propaganda porque acredito que Algodão de Jandaíra vale a pena ser conhecida, assim como a festa é que o EENe. Também moro pelas bandas aqui de baixo e o motivo principal dessa divulgação aqui é para que todos os interessados tenham tempo de se programar para novembro. Fiquem ligados nas promoções de passagens e vamos escalar na Paraíba. Eu vou!

---

Agradeço muito o Claudney, e se tudo der certo, eu vou também!!!
Para mais informações, acesse: www.eene.com.br

Bons ventos!

Um comentário:

  1. Sobre a temperatura eu diria que não é tão quente quanto se imagina, a cidade se encontra a uma altitude considerável e em cima do planalto da Borborema, do lado leste (de onde vem o vento predominante) tem uma depressão, então o vento vem "livre" o que torna a região bem arejada. O frio lá ja me pegou de surpresa, dependendo da época do ano a sensação térmica a noite pode chegar a 15 c°, e durante o dia uma média de 20 a 25 c°. Entretanto na época de novembro essa média pode ser um pouco mais alta, em torno de 28 a 30 c°, mas como tem muitas rochas, vc tem como escolher as vias a serem escaladas de acordo com a posição do sol, escalando na sombra, com vento e com uma temperatura que não passa dos 30 c° é maior tranquilidade!
    Quanto a rocha, é um granito muito sólido, uma rocha muito antiga e com muitas agarras grandes, fendas e uma centena de bolders!

    ResponderExcluir