terça-feira, 9 de abril de 2013

Escalada na Pedra do Picú



Como continuo embaracado e trabalhando, segue mais um post reciclado. Se tudo der certo, semana que vem tem post zero bala. Estou sem acesso ao meu arquivo de fotos, então só tenho como colocar algumas que estão salvas no e-mail e as da escalada que fizemos por lá no fim de 2009 ,que estão do site do GEAN. Tenho fotos melhores da Via do Naval que devo acrescentar depois ao post. Vamos lá:

A cidade mineira de Itamonte fica na divisa com o Rio, ao lado de Itatiaia. Lá uma bela barbatana de pedra chama a atenção de longe desde a época dos bandeirantes, quando era um ponto de referência para a passagem destes: a Pedra do Picú!  Possui altitude de 2151m e altura aproximada de 110m
Para chegar a base desta montanha, saia da Via Dutra na direção de Engenheiros Passos, pegando a BR-354, na direção do Circuito das Águas. A cidade fica a poucos quilômetros após a Garganta do Registro. Após isso, há duas opções de acesso: pela Fazenda Velha (entre ao lado da Capela pela estrada de terra e siga até o bairro Colina. Depois, siga pela esquerda até Fazenda Velha), cuja caminhada é um pouco mais fácil (+ ou - 1 hora), ou pelo bairro Engenho da Serra (na estrada Rio/Caxambú, saia no quilômetro 750). Fiz o caminho duas vezes pelo Engenho da Serra, leva cerca de duas horas para chegar a base. Quando a trilha está molhada, a dificuldade é bem maior. Os bambús no caminho também atrapalham, mas vale o perrengue.

Hospedagem na Região: http://www.picus.com.br/

Cheguei ao cume pela Via do Naval (2º III, A0/V E2), mas existem diversas vias descritas no Guia de Itatiaia, desde fendas, a pioneira Chaminé Pai Eugênio, aberta pelo CEB na década de 50, e muitas outras descritas no Guia de Itatiaia.

Está esperando o que para ir assinar o livro de cume?

Bons ventos!

Ver mapa maior

Leia também: Cão Sentado, Serra do Cipó

Via do Naval, 2009. Arquivo do GEAN (não coloquei o link, pois parece que o site está indisponível):






Minhas fotos do local:








Nenhum comentário:

Postar um comentário