quinta-feira, 18 de abril de 2013

Kit Aba: Baudrier e Sapatilha



"Eu acabei de pagar o Curso Básico de Escalada, to sem um tostão furado no bolso, mas quero me endividar comprando meus primeiros equipos, o que devo comprar?"

Me deparei com esta pergunta ontem! Está bem, não foi exatamente está, mas eu entendi as entrelinhas! rs

Na minha visão de quem não sabe nada de escalada, eu recomendária os dois primeiros itens do " Kit Aba": baudrier e sapatilha! 


"Mas por que? Mosquetão é tão mais legal e brilhante?"

Então, geralmente as ferragens e as fitas são mais fáceis de conseguir emprestado com quem vai escalar contigo. Hoje em dia eu já mantenho baudrier reserva no carro (o meu antigo), mas nem todo mundo tem uma cadeirinha e um par de sapatilhas exatamente do seu tamanho para emprestar! Fora o ciúme que eu tenho das sapatilhas e o chulé que algumas pessoas tem e eu não! huauhauhauhuaha

O baudrier, ou cadeirinha, é o item básico e essencial para quem faz parede. Ele que vai mantê-lo seguro atado a corda e distribuir a força de impacto no seu corpo. Aconselho comprar um baudrier confortável e de boa marca, mesmo sendo mais caro. Aquele baudrier somente de fitas, que parecem cintos de segurança e não possui o looping, o anel que liga a parte da cintura com a parte das pernas, com certeza tem sua importância na história da escalada, mas são desconfortáveis, menos seguros e machucam, principalmente para quem vai fazer esportivas e cair um bocado.
Hoje temos cadeirinhas muito leves e confortáveis, acolchoados por dentro. Fique atento também a quantidade de racks ou alças para pendurar os equipamentos. Quatro já está de bom tamanho, menos eu não aconselho. Se for possível, compre com as fivelas de duralumínio ou outro material leve e que não oxida. 
Confira se a cadeirinha escolhida é certificada pela UIAA e, principalmente, experimente o tamanho que você escolheu. Já vi gente perder dinheiro porque comprou uma cadeirinha muito pequena pela internet.

Agora, a sapatilha. A primeira sapatilha vai embora muito rápido. Como não estamos acostumados a escalar, vamos raspá-la, arrastá-la, rasgá-la, aranhá-la, e muitos outros à-la. Você com certeza vai ouvir que quanto mais apertada a sapatilha, melhor. Mas se você, de primeira, comprar uma sapatilha de gueixa, não terá pés por muito tempo. Compre uma sapatilha que encaixe bem no seu pé, porém não esteja larga. A dica e que ela deve fazer a volta nos seus dedos, sem sobrar espaço, sem o seu pé ter como correr dentro dela. Pode comprar uma que fique bem  pouco apertada, porque ela irá lacear.
Aconselho que a primeira sapatilha seja uma sapata de uso misto, com sola mais reta. Como exemplo, tem a Mythus da LaSportiva e a Anhangava 2 da Snake.

"Mas eu não sei se vou continuar escalando, então não quero gastar esta grana agora. Tem outra alternativa?"

Pro baudrier, infelizmente não. Tem o baudrier de corda, mas não vou entrar neste assunto agora! Arrume um emprestado! rs. Agora, caso você não queira ou não possa comprar a  sapatilha ainda, alguns tênis com sola de borracha podem ajudar no começo, como é o caso do Kichute (Que saudades de quando eu subia as Agulhas de Kichutão! hahuahuaha) e o Conga!

Em breve, continuo este artigo com os próximos itens do Kit Aba, junte as moedinhas e se prepare!

Bons ventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário