quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fita Tubular versus Solteira Dinâmica



Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Do lado esquerdo o anel de fita tubular, que apesar de ser um lutador estático, é versátil, pois pode ser comprado em qualquer lugar, de várias formas e tamanhos. Seu golpe fulminante é não dissipar a energia de uma queda e passá-la toda diretamente para o corpo do segurado. No entanto, utilizado sob tensão, sem queda e com back-up de um nó fiel, é efetivo. Nunca comece a escalar ainda clipado. Com certeza é mais barato, mas será que vale a pena arriscar?

Do lado direito, um pedaço de corda dinâmica. Lutador dinâmico e raro. No Brasil, não temos estes pedaços para vender e ninguém quer cortar um pedaço da sua corda preferida. No entanto, uma solteira feita com corda dinâmica pode absorver os impactos gerados por uma eventual queda, podendo salvar o seu corpo e a sua segurança dos efeitos de uma queda fator 2. De repente, se você for no exterior ou se for cortar uma corda por outro motivo, vale a pena.

O mais importante é a sua segurança. E ai, pra você, quem vence esta luta?

Leia também: Questões de Segurança!


Bons ventos!

3 comentários:

  1. Não vejo a solteira feita (ou fabricada) com um pedaço de corda dinâmica, como um artigo realmente dinâmico, já que o comprimento útil dela (entre 60 e 80 cm) não permite dissipar tanta energia assim... Acredito que a grande vantagem é a capacidade ser regulada em seu comprimento, sem necessidade de abertura do mosquetão, o que é mais complicado com um anel de fita comum, mas tbm possível com aquela solteira constituída de diversos anéis (não é a daisy chain!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Emiliano. Atualmente eu estou utilizando a loop chain!

      Excluir
  2. Não vejo a solteira feita (ou fabricada) com um pedaço de corda dinâmica, como um artigo realmente dinâmico, já que o comprimento útil dela (entre 60 e 80 cm) não permite dissipar tanta energia assim... Acredito que a grande vantagem é a capacidade ser regulada em seu comprimento, sem necessidade de abertura do mosquetão, o que é mais complicado com um anel de fita comum, mas tbm possível com aquela solteira constituída de diversos anéis (não é a daisy chain!).

    ResponderExcluir