quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dicas de Fotografia Para Não Fotógrafos 2 - A Missão


Você já leu o manual da sua câmera? Começo de post meio brusco, não é? Nós, como bons brasileiros, não temos este costume. Lendo o manual do seu equipamento (não importa se é uma cyber-shot ou um Cybertron) você tem possibilidades bem maiores de tirar boas fotos. Aprenda as nuancias, as opções da sua câmera. Nem sempre você tem tempo hábil de pensar muito até tirar a foto, então se souber configurá-la rapidamente, a possibilidade de conseguir tirar aquela foto no momento h é maior.


Uma coisa que faço é carregar a câmera sempre no burst mode, o módulo de fotos contínuas ou sequenciais (aquele que você usa para tirar fotos pulando! rs), pois se ocorrer algo inesperado, a possibilidade de eu conseguir a foto rapidamente é maior, como aquela vaca alucinante. E esta é uma dica válida: Não judie do fotógrafo, é muito difícil tirar a sua foto pulando. Tire esta foto no burst que ele vai te agradecer! Já vi muita gente tentando diversas vezes tirar aquela foto pulando com o Pão de Açúcar no fundo e desistindo depois de muitas tentativas.

Outra coisa que eu aconselho (falei disso no post passado) é utilizar o meio botão, pois ele faz foco e regula a entrada de luz nas opções automáticas. Sempre que for tirar uma foto, centralize na lente o que você quer destacar, segure o meio botão e depois componha a foto! (Ou dispare, ou movimente a câmera, caso não queira o objeto no meio, por exemplo!)


As câmeras caseira tem os modos automáticos, ou modos de cena. (ex: paisagem, retrato, macro, etc.) Experimente utilizá-los ao invés de sempre deixar a câmera no automático. Mas lembre-se que os modos de cena são pré-configurações da câmera para uma situação específica, então utilize eles para a situação para qual foi planejada. Exemplo: o módulo retrato foca na pessoa central enquanto o modo de paisagem tenta dar nitidez do primeiro plano até o fundo. Se utilizar um para a outra função, a foto não irá ficar tão boa. Experimente.

E treine, treine, treine. É igual escalar, o avanço inicial é bem rápido. 

Compre um tripé. Hoje tem várias opções portáteis e baratinhas. Eu uso um flexível que carrego no bolso.


Sempre que possível, opte pela luz natural. O flash salva fotos, mas se possível, evite utilizá-lo. Agora, se você vai tirar uma foto meio-dia e há sombra no rosto da pessoa, utiliza o flash para iluminar o seu rosto.
Uma dica diferente: não queira que todas as suas fotos sejam fundos de tela do windows. Olhe por um ângulo diferente. Tente contar uma história daquele momento com a sua foto. Observe os objetos em volta. Você pode tirar a foto da busanfa do escalador e da pedra, ou mudar o local que você está e tirar a foto com o escalador, metade da foto com pedra e metade da foto com céu. Observe os objetos que estão na sua foto, componha, veja as distâncias. 


Na maioria das câmeras tem aquele jogo da velha na tela. Ele é utilizado para compor a regra dos terços. Uma dica para ter fotos bem balanceadas é colocar os objetos que você quer dar destaque nas linhas. Um exemplo de como utilizar as linhas são fotos de praia. Experimente colocar a faixa entre a areia e a água na primeira linha e a linha do horizonte na de cima, vai ficar uma foto bem bacana. Mas não se prenda somente a regra dos terços.

Semana que vem vou falar sobre o triangulo de exposição, para começarmos a sair dos modos automáticos (ISO x Tempo do Disparador x Diafragma), mas se quiser já ir se adiantando, pode ouvir o Nerdcast Profissão Fotógrafo que da dicas bem bacanas.

Não esqueça de olhar também a parte 1.

Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário