quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aderências na Couto Fernandes - Laranjeiras.


Algumas semanas atrás o Pedro Bugim mandou para lista da FEMERJ informações sobre um point que abriram em Laranjeiras com vias curtas em aderência. Na segunda do ferido do Papa eu, Evandro, Davi e Gabi fomos conhecer o point. Acesso muito fácil, (da para dar seg do banco de trás do carro, Rapha! rs) vias bem protegidas, vias fáceis de aderência para treinar. Muito bacana.
Ficam algumas fotos (quase todas da Gabi, mas são metade minhas por direito! rs) e o e-mail do Pedro Bugim:

"Bom dia pessoal!
 
Eu, Ernane "Tufo" Wermelinger e Alex Pinheiro (com colaboração de Eduardo Moreira na segunda investida e Luiz Vulcanis na terceira), conquistamos 11 vias e uma variante numa parede localizada na rua Couto Fernandes, Laranjeiras, bem próxima das vias da face Oeste do Dona Marta. A parede em si, por ficar parcialmente escondida por uma mureta de contenção e da vegetação de base, acaba passando despercebida... Mas fizemos uma exploração no local e nos impressionamos com o potencial do lugar, para vias relativamente curtas, formando um ótimo campo escola.
 
Em geral, são vias em aderência, mas algumas possuem boas passadas atléticas (bem verticais, em regletes e agarras) e até mesmo em móvel (tem uma via com sua metade inferior inteiramente protegida em friends, numa ótima fenda contínua).
 
A maior via possui 90 metros, sendo a única com mais de uma enfiada. Todas as outras ficam entre 20 e 60 metros, sempre protegidas por grampos em aço carbono de 1/2 (exceto as passadas em móvel, claro) num padrão E1 / E2 (com apenas uma via E3) e suas graduações variam de 3° a 7°b.
 
Croquis das vias:
http://www.grupounicad.com.br/pedro/Croqui_Couto_Fernandes.jpg
 
Traçado das vias da primeira investida, na parede:
http://www.grupounicad.com.br/pedro/Parede_Couto_Fernandes.jpg
 
Agradecimentos aos companheiros de conquista e ao CEB, clube que cedeu as proteções utilizadas e para o qual as vias foram doadas.
 
Forte abraço e ótimas escaladas!
 
Pedro Bugim"



 Dono do blog achando que escala!
 E achando que guia! 5 grau de aderência tem adicional de +3!
 Que veia forte!

 Mas fotogênica!
 Isso é aderência! Olha as marcas de mão aberta!
 Fácil acesso, algumas vias são na calçada!
 Primeiro lance é o boulder do murinho!
 Nesta foto tem um Wally! It's a trap!


Nenhum comentário:

Postar um comentário