quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como Explicar a Escalada Para Não Escaladores

Fala galera, o A Outra Esquerda, fazendo como sempre um serviço social, hoje vai ensinar várias maneiras de explicar para seus amigos não escaladores o que é a escalada:


Seja simples:
É igual fazer rapel, só que pra cima!

Dê uma explicação ecológica: 
Aquele pó branco é feito com patas de lagartixas raladas para aumentar a nossa aderência! (Obviamente todas as lagartixas morreram de causas naturais!)

Utiliza associações: 
Exatamente, usamos aquelas botas com garras e picaretas para subir na pedra!


Envolva mistério: 
Só posso te explicar após você escalar um ____ grau. É como na maçonaria, você só terá acesso aos segredos se subir o seu grau!

Diga o que ele quer ouvir:
Precisamos da corda para dar segurança ao subir. Subimos para colocar a corda e descemos para subir por ela! (Não é verdade, mas vai deixar o seu amigo confuso e ele vai mudar de assunto!)

Conte vantagem:
A sapatilha é lisa, não serve para nada, só para apertar o pé do escalador. Ela é a forma de separar os fortes dos fracos!

Seja transcendental:
Você manda o lance, tá ligado, fazendo um apoio e é uma loucura. Puxa equilibrando e vai. Se for um cristal, beleza. Posiciona e aperta, confia no reglete e na sapata. Mas se liga pra não dar bobeira que rola a vaca. (Ele vai achar que você maltrata animais, está usando drogas e andando com meninas que gostam de meninas, mas tenho certeza que não te pergunta mais. E o que será que é um reglete...)


Agora segue a maneira errada de explicar para um amigo o que é escalada:

Então, na base da via você coloca o bauldrier...É, a via é como se fosse a trilha do escalador na pedra, o caminho...Bauldrier é a cadeirinha que você veste...então, você coloca a cadeirinha e amarra a corda nela. Aí o teu seg...seg é  segurança, teu parceiro...não o segurança da boate, o cara que vai escalar com você e te segura quando você for cair... então, o teu seg prende a corda no freio... freio é um equipamento que não deixa a corda correr...Aí você começa a escalar e pega as costuras...costura são dois mosquetões com uma fita...mosquetão é tipo esse negócio aí no seu chaveiro...ahhhhhhh, pqp, fita é aquela VHS que seu pai comprava e enfia elpp#$¨%¨%#¨#¨....
Bons ventos!

2 comentários: