quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Causos da Base: Mais Verdades Sobre a Escalada (Projeto 29 Vias)



Quem me conhece sabe que inventei o projeto 29 vias para retomar a minha escalada. Comecei em março e hoje faltam 10 vias. Tenho até 10 de outubro. Está difícil, pés torcidos, gripes, trabalho e chuva estão atrapalhando, mas eu tenho fé que vai dar! rs 
E nesta minha empreitada, visando uma bem maior a partir de outubro, eu tenho descoberto mais e mais verdades sobre a escalada. Por exemplo:


Se a via não esta batendo com o croqui, não se preocupe – ou você está no esticão errado ou está na via errada.

Não importa o quanto você confere o seu rack, sempre irá faltar uma costura ou um móvel. (Ou os dois)

Se você esqueceu a headlamp, irá escurecer.

Se você esqueceu o anorak, irá chover.

Se você trouxe os dois, é só peso extra, nada irá acontecer.

A quantidade de água friamente calculada é sempre menor que o necessário para via. ( Também serve para comida... E para trilhas... E para papel higiênico...)

Não importa o quão cedo você chegue, já vai ter uma ou duas cordadas lá.

Marcar uma escalada é a melhor forma de garantir que irá chover. (Se você lavou o carro ou limpou a bike no dia anterior é 100% de certeza)

Não se iluda achando que a pedra já secou.

No dia daquela escalada dos seus sonhos, aquela que você marcou há um bom tempo com o seu parceiro: Ele irá passar mal, ou terá um problema que o impedirá de ir ou simplesmente esquecerá que marcou com você. (E é chuva certa, com sol na parte da tarde pra te deixar com raiva!)

Mas não esqueço as palavras que eu ouvi no CEL: o melhor escalador é aquele que mais se diverte. Mesmo quando a via não sai, quando a abandonamos e ela não entra na listinha das 29, a companhia dos amigos, a diversão, as risadas, as fotos, vale muito a pena. Se tem uma coisa que este projeto tem de bom são os momentos que passo com pessoas muito especiais, velhos e novos companheiros de cordada!

Então, como o que vale é a diversão, segue um vídeo muito bom copiado na cara dura lá do blog do Genja!

 

ATENÇÃO: Saia deste post aqui!!!!

Algumas pessoas me falaram: poxa, 29 vias é tranquilo! O problema é que eu me apaixonei pelas paredes, pelas vias tradicionais e tenho dedicado muito a elas. Então é bem mais complicado. Acabo fazendo 1 via por fim de semana. Comecei gradualmente em março voltando a guiar um grau bem baixo, fazendo 4 ou 5 vias naquele grau antes de passar para o próximo e utilizando as esportivas quase como um treino para aprimorar as técnicas. Exemplo: voltei guiando vias de 2 na parede e nos fins de semana que não rolavam parede, ia pra falésia fazer vias de 4, 5. Depois pulei para os 3 de parede e 5,6 nas esportivas, assim por diante. "Mas Careli, que isso tem a ver com o post? E as piadas?" Sei lá! rs
Só sei que queria agradecer os amigos que estão comigo nesta, como o Davi, parceirão de escalada que toda vez que marco algo acontece, de chuva a piriri, mas a gente consegue; a galera de Resende, Breno, Evandro, Dimi, Arthur, Léo, Najla, Lakhsmi, Beka e demais; aos novos amigos do CEL e principalmente a Gabi que aguenta as furadas que eu a coloco com ir pro Platô da Lagoa sem água, se perder nas trilhas e o meu constante "Tá chegando, fica tranquila!". Entenderam a foto lá de cima? Amo você!
E pra não terminar assim, segue o vídeo que inspirou o projetinho:


Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário