quarta-feira, 22 de maio de 2013

Face Norte - Morro da Urca


 Gabi, Pedroza até no nome!

Escalar vendo o Cristo e o Pão de Açúcar com acesso fácil e sombra na base não é para qualquer lugar.

Já havia um tempo que tinha prometido a alguns amigos (inclusive minha esposa) que faríamos uma trilha  tranquila e eu "batizaria" eles na escalada. Já havíamos marcado antes, mas fomos atrapalhados pelas águas de março.

Mas com o começo da temporada e diminuição das precipitações, achamos uma boa data para a trip. Escolhi levá-los na Face Norte da Urca, nas vias da esquerda pela facilidade de acesso (aproximadamente 30 minutos de caminhada, com folga para tirar fotos e descansar), facilidade de montar top, facilidade das vias e beleza do lugar. Chamei o Davi, meu parceirão de escalada e fomos.

Subimos tranquilos a trilha, com algumas paradas para descanso, afinal ninguém é de ferro. Paramos no mirante, tiramos fotos (importante, na única bifurcação não óbvia, vire a esquerda. Se virar a direta, vai parar na base do Pão), chegamos perto da grade verde, após a torre de energia antiga e fomos margeando esta até a base da pedra.

Esta parte também é conhecida como Campo Escola da Urca ou Campo Escola Zumbi dos Palmares. Possui 7 vias entre II e III e é sempre frequentada por pessoas fazendo treinamento de escalada e rapel. Minha intenção era montar o top nas vias mais a direita, um pouco mais longas (Mulher Ingrata  III e Por Entre a Planta e o Grampo II), mas elas estavam ocupadas, então guiei e montei dois tops: um na Zumbi dos Palmares II e outro na Quilombo IIsup, as duas primeiras vias da parede. A partir daí foi colocar a galera para ralar. Muitas fotos, risadas e superação. Todos conseguiram mandar as duas vias, destaque para Gabi que tem Pedra até no nome. Foi muito bacana ver o medo superado, o Elvis superado, a recompensa de ter conseguido.

Mas o tempo foi passando e foi chegando a hora de partir. Além disso, mesmo com sombra na base, a temperatura no Rio nunca perdoa. Mas, eu não queria ir embora sem dar mais uma escaladinha. A Paty e o Pagotto foram para o cume pela trilha e eu resolvi testar a Gabi em uma parede. Dei as instruções de como funciona todo o equipamento para ela, coloquei ela no meio da cordada e o Davi na ponta. Como ela ainda não tem experiência, o Davi fez minha segurança e fui. Escalei e senti um frio na barriga, a via era fácil, mas tinha uns lances chave, mas com a facilidade que ela fez as outras vias...hum, vamos assim mesmo. Montei a parada e para minha surpresa, a Gabi passeou na via. Depois veio o Davi em outro passei e, por  fim, comemoramos com aquela salada de frutas no cume.

É um belo local para conhecer. No lado direita também há várias vias mais longas, até 75 metros, variando entre II e VIIb e todas terminando no cume. Só cuidado, pois há perigo de queda de uma laca neste setor.


Bons ventos e boa escaladas.

Veja também: Pedra do Picú, Chamonix e Campo Escola na Tijuca.

Fotos: Paulo Pagotto e Davi Marubayashi.


Corda

 Davi

Paty

 Paty

 Pagotto

 
 Botafogo e meu Iate lá atrás!

 Base com sombra!

 Gabi passeando e o maridão preocupado!

 Mas foi molezinha!

 Esse cara sou eu!

 Kmon para fechar o dia, Davi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário